quinta-feira, janeiro 02, 2014

MUNDO: Belarus é um dos 50 países com o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano(IDH)

Por Cristiano Alves



Considerada "a última república soviética", o país socialista tem elevado o Índice de Desenvolvimento Humano durante o governo do presidente Alexander Lukashenko


De acordo com dados do relatório da Organização das Nações Unidas do último ano, a República de Belarus, país socialista que integrava a ex-União Soviética, elevou a sua qualidade de vida. O país, que sofre sanções econômicas da União Europeia, luta diariamente para melhorar a qualidade de sua economia e resistir à opressão imposta pelos Estados que compõem a UE-OTAN, possuindo ainda baixos salários em comparação a outros países europeus.

Diferente da Ucrânia, o país que é uma das "Três Rússias"(Grande, Pequena e Branca), Belarus, isto é, a Rússia Branca, segue uma política desenvolvimentista e mantem boas relações com a vizinha Rússia. O país não tem acesso ao mar, mas comercializa em termos vantajosos como países como a Venezuela e o Zimbábue. Desde 1994 é governada pelo presidente Alexander Grigoryevich Lukashenko, reeleito desde os anos 90.

Belarus é internacionalmente conhecida por ser o único país europeu livre de grupos neonazistas, por suas ruas limpas, cidades históricas, povo acolhedor e principalmente por seu desenvolvimento social, superior ao do vizinho russo.

3 comentários:

Renan disse...

Sim, de fato, camarada Cristiano. Inclusive, houve uma matéria excelente há tempos postada no
«Mamáev Kurgán» sobre esse exemplar país (Bielorrússia, a última das Repúblicas Soviéticas), a qual, seguramente, você já deve ter lido. Além disso, camarada, confira e divulgue o endereço desse sítio - http://www.indexmundi.com/map/?v=74&l=pt, no qual há mapas comparativos entre países. Dentre esses índices há, por exemplo, a taxa de desemprego (veja a classificação da Bielorrússia). O pior, para reacionários, será não poder dizer que a fonte é suspeita, uma vez que a mesma não poderá ser classificada como «baluarte do comunismo», haja vista que o sítio é o «CIA World Factbook».

Saudações,

Renan.

Renan disse...

Sim, de fato, camarada Cristiano. Inclusive, houve uma matéria excelente há tempos postada no
«Mamáev Kurgán» sobre esse exemplar país (Bielorrússia, a última das Repúblicas Soviéticas), a qual, seguramente, você já deve ter lido. Além disso, camarada, confira e divulgue o endereço desse sítio - http://www.indexmundi.com/map/?v=74&l=pt, no qual há mapas comparativos entre países. Dentre esses índices há, por exemplo, a taxa de desemprego. O pior de tudo para os reacionários será não poder dizer que a fonte é suspeita, uma vez que a mesma não poderá ser classificada como «baluarte do comunismo», haja vista que o sítio é o «CIA World Factbook».

Saudações,

Renan.

Renan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.